quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Pássaros

I-Prólogo
Uma ave pousou em mim e me acariciou com suas plumas. Suas plumas eram flamas incandescentes que reluziam negras na escuridão. Tocando-as ou não, me queimaria. Portanto, toquei-as. Pegando-as, ou não, me arrependeria. Portanto, peguei-as. Ardi em febre por toda uma noite.
II-Desenvolvimento
O suor emergia de meus poros em uma profusão de flocos de sal e ferro. Sentia cada gotícula ser expelida de sua glândula e aflorar à superfície jorrando por minha pele.
III-Clímax
O pássaro da noite aninhou-se provisoriamente em minha cama e cobriu minha pelve, peitos e pernas com suas asas e o quarto incendiou-se invisível e a escuridão foi completa.
IV-Desfecho
A aurora se anunciava e a febre teria de ceder, antes de minhas enzimas tornarem-se debéis e meu cérebo perecesse. O pássaro de fogo era, pois, uma ave noturna e as luzes solares o transformariam numa criatura cinzenta e real, sem a sombra da noite para fazer luzir suas plumas, suas flamas. Levantou voo, seguindo os cânticos dissonantes migratórios.
V-Epílogo
Despertei, o suor seco grudado no corpo e os grãos de sal marinho dispostos em círculos. Ao abrir os olhos, deparei-me com uma pena branca com riscos cinzentos. Sorri e quase gargalhei em silêncio. Fiz a cama e por cima da pluma e dos lençóis joguei uma colcha para cobrir as lembranças e abafar sons de febre e pássaros

2 comentários:

  1. os pássaros podem ser assim: intagíveis e flamejantes.
    batem as asas com a facilidade de quem respira em dias de sol.
    não dizem para onde vão ou o porquê de terem ido.
    são febris, você bem sabe.
    e apenas isso.

    um beijo grande, linda!

    ResponderExcluir
  2. !
    Que bom que ainda existem coisas boas (e novas) para se achar por aí.
    Muito bom... original sem ser desnorteado.
    Que sabe o que diz e sabe a necessidade de se exprimir com poesia.
    Poesia de verdade, não somente versos.

    ResponderExcluir